sábado, 25 de abril de 2009

Marcos, muros e ombros

É bom que tenhamos marcos, muros e ombros para nos segurar quando estamos em maus caminhos. É bom também que acordemos, ou seja, notemos que os caminhos são maus. E também é bom que esses marcos, muros e ombros sejam úteis não só para nos segurar nos maus caminhos, mas que também segurem enquanto procuramos nossos bons caminhos.
Creio ser quase uma lei, digo quase por certas pessoas não se preocuparem em infringir tais leis, essa idéia de acordar, pois acho que um dia todos acordam. Seja numa conversa informal, seja numa solidão formal, seja no desespero da escuridão, há de ter um sinal que diga "este não é um bom caminho", ou talvez "PERIGO" e nada mais.
Daí o que dorme percebe que está dormindo há muito tempo. Ele diz que não tem mais jeito, que passou, tudo passou, e ele perdeu todas as oportunidades, mas se forem bons os marcos, os muros e os ombros eles levam o que dorme para um lugar que, lá no fim, dê para um bom caminho. Afinal, ele tem de descobrir os bons caminhos sozinho, só pode ter alguém pra se apoiar.