sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Sobre o medo

Ok. O medo não é nada mais nada menos que adrenalina aliada à incerteza. Muitos dizem que a adrenalina é produzida quando sentimos medo, mas existem outros motivos pra adrenalina existir, vide: momentos de prazer e extrema felicidade. A incerteza não é o medo, apenas a falta de habilidade para decidir algo. O medo por si só tem caracteristicas um pouco distintas da produção de adrenalina e da incerteza. Quando você se sente incerto você adquire movimentos ritmicos, andar de um lado pro outro, bater, balançar as pernas, balançar o corpo pra frente e pra trás, esfregar as mãos umas nas outras. A adrenalina faz você suar, as pupilas se dilatam, os musculos ficam rigidos. O medo é mais intenso, as borboletas no estomago ficam incontroláveis, uma azia toma conta do seu ser, o corpo tende a tremer e não existe um sorriso, e sim um movimento facial que normalmente é pavoroso.
O medo é uma mistura de bom e ruim, bem e mal, sentir medo é sentir-se vivo, mas sentir medo é se sentir incerto, todos sabemos que a incerteza não é legal. Resolvi falar sobre o medo, pois ontem eu descobri um novo medo. Eu sei que tenho medo de quase tudo, medo de ser aceito, ou do contrario, medo de descobrir, medo de não saber, medo de enfrentar, medo de esperar, medo de lutar, medo de perder, medo de partir, medo de ficar, medo de pensar, medo de agir, medo de planejar e não sair como o planejado, medo de viver, medo de morrer, medo de me apaixonar, medo de ficar sozinho, medo de insetos voadores (na verdade é mais repulsa do que medo), medo de acertar e medo de errar, medo dela, medo dele, medo de você, provavelmente. Mas ontem um novo medo surgiu, o de altura. Eu que sempre gostei de paisagens altas, sempre gostei de me encostar em janelas pra observar o mundo, eu que sempre gostei de olhar de cima dum morro toda a natureza, ou a cidade.
Tudo começou numa divertida aula de escalada, quando cheguei ao topo olhei pra baixo, esperava ver pessoas pequenas e sentir "I am the king of the world!", mas acabei sentindo "OH MY FUCKIN' GOD!", minhas mãos suaram, como o esperado, mas isso me deixou com mais medo, medo de cair, a tola incerteza de "será que vou cair?", obviamente eu não ia cair, estava seguro por uma corda, mas ninguém é capaz de lutar contra o inconsciente. Tente lembrar quando você era pequeno, mas não tão pequeno, a ponto de conhecer a verdade, um monstro no seu armário, você sabe que ele não é real, mas um cabide caiu por causa de um casaco pesado, "PAM!" e você correu pro quarto dos seus pais, sabendo que não existem monstros, mas que um deles podia estar junto das suas roupas.
O medo vai te seguir pra sempre, isso é certo, medo de ser assaltado, medo de perder o emprego, medo de perder o seu amor, medo de seu filho seguir um mal caminho, medo de sofrer um acidente. Quem vive fugindo do medo acaba não vivendo, pois a vida É o medo. Então eu conto-lhe uma lição, que eu aprendi sozinho: Esconda o seu medo.


Ouço: Vangelis - Le Single Bleu

Eu sou um puta dum cagão.