terça-feira, 18 de novembro de 2008

Corcel Negro

"A razão é o perfeito equilíbrio de todas as faculdades; fora daí insânia, insânia, e só insânia."
Machado de Assis
 
Uma vez escrevi sobre ser poeta, era algo como "domar as palavras pelo meandro da escrita". Eu também dizia que o que me faltava de poeta era a falta de habilidade de controlar o descontrole do coração, daí saiam todas as palavras.
Escrever é sempre bom, a tendência é sempre melhorar, ou pelo menos não piorar. Eu não piorei, mas sim aprendi a controlar aqueles dizeres descontrolados. É como se eu tivesse posto rédeas nas minhas mãos, agora sou eu que as comando, antigamente era a lapiseira que as comandavam.
Escrever não é só bom para melhorar a escrita, é também uma terapia. Nisso eu posso dizer que não só não piorei como também melhorei. Creio que as rédeas não foram postas na mão, mas sim no meu todo. Agora não manda mais a insanidade, manda a razão.
Hei de ser um corcel, daqueles selvagens e solitários que cavalgam por belos campos virgens. Corcel que, pela poesia, foi domesticado e aliciado. A escrita me fez calmo, me fez dócil, me fez feliz.