sábado, 10 de maio de 2008

Sobre a química

Dia 29 de abril morreu Alfred Hofmann, descobridor do ácido lisérgico em 1938. O químico experimentou o ácido acidentalmente e teve alucinações, dali em diante passou a consumir o LSD.
O LSD foi a droga dos anos 60, bastante popular entre os hippies e rockeiros. Os Beatles homenagearam a tal droga numa música que descreve a "pira" do ácido: Lucy in the Sky with Diamonds (L. it S. w D.)
Um usuário do ácido foi Syd Baret, criador do grupo Pink Floyd. Diferente do que muitos pensam os Floyds eram bastante comportados. Na gravação do cd The Dark Side of The Moon vemos os progressistas psicodélicos comendo tortas quentinhas e bebendo um leitinho gostoso, diferente do comum whisky acompanhado com maconha dos hard rockers da época.
O único drogado do grupo foi Syd, que logo que iniciou o grupo de rock psicodélico (fruto de suas viagens com o ácido) começou a usar o LSD. Não demorou muito para os outros Floyds afastarem Barret do grupo. O afastamento veio em meio a demência que o ácido lisérgico causou no cérebro do grande criador do grupo.
Não só Syd morreu, em 2006, louco, como outros usuários perderam suas capacidades lúcidas de pensar sobre a vida.
Incrivel é: o filho da puta do Hofmann, destruidor de mentes brilhantes e de famílias saudáveis, morreu velho. Velho significa 102 anos. Se uma pessoa normal é drogada morre aos 40, caidásso. Se um cientista maluco é drogado vive mais que um saudável transeunte que fuma meia carteira de cigarro por dia.
Cruel vida, cruel vida.