quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Museu

Dizem por aí que museus são feitos de velharias, são tolos esses que dizem tal blasfêmia. Os museus guardam a arte, sobretudo, de todos os tempos, e ainda guardam a história em imagens ou palavras. A História começou no dia que alguém decidiu criar um museu, ainda que tenha sido um museu pessoal. Começou quando um homem colecionou o passado de uma outra pessoa, com o objetivo de entender o mundo de antigamente.
Todos nós somos museus, criando, reservando e armazenando histórias. Histórias de nós mesmos, histórias dos outros, histórias da História. Eu lembro bem daquele amigo de infância, que era meu irmão, não de sangue, mas que jamais me deixaria. Tinhamos planos de viver juntos para sempre, de sermos vizinhos, de termos filhos que se tratem como bons primos se tratam. Aconteceu que perdemos contato, não viveremos juntos, nem seremos vizinhos, nem teremos filhos que se tratem como bons primos. Eu lembro bem daquele amigo de infância, que era meu irmão, não de sangue, mas que jamais me deixaria. Tinhamos planos de crescer juntos, de descobrir o mundo juntos, de atravessar à adolescência como vencedores. Aconteceu que perdemos o contato, até crescemos juntos, até descobrimos o mundo juntos, até atravessamos à adolescência como vencedores, mas nos perdemos com o tempo.
As histórias estão guardadas na minha mente, cheias de sentimentos. No começo a euforia, depois o descaso, assim são os relacionamentos. Mas hoje eu não vivo de passados, vivo de orgulhos. Como é interessante ter orgulho de alguém. Cada um com o seu sonho, cada um com a sua luta, e quando esse cada um acredita e conquista tal sonho, é um vencedor. Hoje, meu melhor amigo não é parte do museu, há de ser algum dia, mas tudo a seu tempo. Hoje, meu amigo, que não é de infância, nem de muito tempo, conseguiu pôr em prática um de seus projetos. Admito que não é lá grandes coisas tal projeto, na minha cabeça não é, mas na dele é. É só por isso que meus olhos se enxeram de lágrimas e eu pensei comigo "Que os sonhos, por mais tolos que sejam, um dia se realizem."