terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Animal I am

Ele entrou na igreja berrando por perdão. Jesus olhou para ele com aquele olhar melancólico de sofrimento, pingando sangue no chão do altar enquanto ele esperava morrer pendurado na cruz.

- Você se julga perdoável?
- Não sou eu que julgo, é o Senhor.
- Filho, Jesus perdoa, pois é tolo. Jesus perdoa, pois sofre por toda a pilantragem, a fraudulência, a malícia de vocês, humanos.
- Isso quer dizer que me perdoa?
- É óbvio que te perdôo, é a minha função te amar, sobretudo, independente dos teus erros. Mas me diz uma coisa, na sinceridade, você se julga perdoável?
- Eu julgo que não mereço o seu perdão, Pai.
- Como não?
- O Senhor perdoa, pois sofre pelos humanos. E por nós?
- Animais? Bestas?
- É...
- Não és uma besta, meu filho.
- Acho que sou, Pai. Não sei mais ser gente.
- Eu lhe perdôo, pois você é gente, ainda que tenha se esquecido disso. E você? Se perdoa?
- Não me sinto culpado, mas me culpo por deixar os pilantras, os fraudulentos e os maliciosos me transformarem nessa coisa animalesca. Pai, não quero mais ser por quem você sofre.
- Era o meu receio. Não te perdôo, pois você podia ter se tornado um anjo.
- Como?
- Você não queria ser mais gente, então escolheu ser besta. Podia ter escolhido ser anjo, jamais precisaria chorar nos meus pés ensanguentados.
- Anjos não tem sexo, anjos não pecam, anjos não são felizes.
- Você é?
- Eu tenho sexo, eu sou pecador, me basta. Estou vivendo.
- Então viva, sozinho na escuridão. O Diabo não dá apoio às bestas como Deus dá aos anjos. Seja essa besta solitária que se alimenta das vulgaridades. E se um dia quiser perdão, se um dia quiser ser gente, venha aqui.
- O Senhor não está morrendo?
- Estou, mas a tua vida é mais curta que a minha morte.
- Por quê?
- As bestas vivem rápido e brevemente. A minha dor é eterna. Espero que você me busque antes de sucumbir.

Levantou-se e partiu, sem falar uma palavra. Acabou esquecendo que um dia falou com o filho de Deus, ou que um dia sentiu amor, ou que um dia foi alguém. Endiabrado, criou o seu inferno, mas viveu bem, comeu bem, se sentiu bem. Sozinho, mas bem.